menu close menu

   Bem-vindo Cidadão

 

      Este é o sistema do Plano Plurianual e Participativo da Prefeitura Municipal de Ibipeba- Bahia

O que é o planejamento participativo?

 

O planejamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de um município. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão do município.

 

 

 

O PPA

 

É um plano de médio prazo que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos, com início no segundo ano do mandato eletivo e fim no primeiro ano do mandato seguinte, garantindo assim a continuidade dos trabalhos iniciados no mandato anterior.

Também prevê a atuação do governo durante o período mencionado em programas de duração continuada, já instituídos ou a instituir no médio prazo. O

O PPA serve de diretriz para elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA).

A administração municipal deve se basear na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), enquanto a própria LDO é norteada pelo Plano Plurianual (PPA).

A LDO orienta a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do poder público nas diferentes esferas, incluindo também as empresas públicas e autarquias.

Lei Orçamentária Anual (LOA)

 

A Lei Orçamentária Anual, como o nome sugere, define o orçamento municipal para o ano seguinte ao de sua elaboração, ou seja, estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.  Essa lei é elaborada pelo Poder Executivo e apresentada ao Legislativo, que pode propor inúmeras alterações antes da votação e aprovação do projeto definitivo.

Quanto maior a participação popular no processo de planejamento, maiores serão os benefícios para a sociedade, uma vez que nesse sentido as prioridades regionais adquirem status de relevância, onde as informações obtidas e os subsídios alcançados para a priorização de políticas públicas setoriais regionalizadas permitirão discussões e análises da realidade da cidade. O modelo participativo de planejamento visa envolver a população em busca de torná-la partícipe da gestão, compartilhando as soluções e apontando prioridades. É importante que todos estejam conscientes de que as demandas deverão ser coletivas e as propostas pactuadas.

Com o objetivo de reforçar e garantir que toda a população de Ibipeba participe encaminhando sugestões, além da Audiência Pública, foi criado mais uma ferramenta na elaboração do Plano Plurianual (2018-2021), o email: planejamentoparticipativo@ibipeba.ba.gov.br.

 

 

 

Planejamento Participativo